• Cláudia Tereso

5 passos para organizar a sua vida digital

Como lidar com tanta informação? Por onde começar?



A tecnologia surgiu para facilitar e melhorar as nossas vidas, permitindo o acesso a muito mais informações, comunicar de forma mais rápida e de quase qualquer parte do mundo, automatizando muitas tarefas e ainda simplificando o nosso dia a dia. Do outro lado da moeda, trouxe-nos um novo mundo que desconhecíamos e ainda estamos a aprender a lidar: estamos teoricamente 24h disponíveis, recebemos milhões de informações todos os dias e de vários canais, produzimos também nós uma quantidade enorme de dados, o que muitas vezes resulta em perda de tempo, desorganização, stress...


A internet tornou-se uma dessas grandes fontes de informação. Segundo a Marktest, no final de outubro de 2020, quase 80% dos portugueses com 15 ou mais anos utilizam a internet, sendo o telemóvel o principal dispositivo utilizado.


Considerando o volume de informações a que estamos expostos, é natural que se sinta sobrecarregada, não é a única, acredite! Quem não tem telemóvel, computador ou tablet e uma smart TV em casa? Pois… Agora acrescente ainda todos os outros dispositivos que possui ou aplicações que usa frequentemente: discos externos, consolas de jogos, máquinas fotográficas, leitores digitais, pen’s, whatsapp, telegram, emails, fotografias, vídeos, documentos, google drive, evernote, etc… Muitas vezes nem temos noção das muitas e variadas caixas de entrada de informação que permitimos que fizessem parte da nossa vida.


O seu computador e telemóvel estão uma autêntica confusão?


Veja aqui 5 passos que pode implementar hoje mesmo:


1. Identifique quantos dispositivos realmente utiliza e precisa de manter;


2. Comece apenas por UM canal ou dispositivo, para organizar de A a Z, um de cada vez e não se dispersar. Comece por aquele que a está a incomodar mais. Decida por exemplo: vou começar pelo whatsapp, depois o email, depois as fotos… e assim sucessivamente.

Não avance para outro sem terminar o anterior;


3. Separe uns 20 minutos por dia, ou mais se puder, para simplesmente APAGAR todos os documentos, fotos, vídeos, newsletters, ficheiros temporários, etc.. que já não lhe interessam. No início irá demorar mais tempo, mas depois será ir mantendo apenas;


4. Organize agora as informações que decidiu manter (documentos, ficheiros, mensagens, fotos…), criando pastas com nomes bem explícitos do seu conteúdo, da forma que melhor funcionar para si: por ano, por tema, por pessoa, por evento, por local, etc.;


5. Adopte um novo comportamento em relação a todas as coisas novas que chegam até si diariamente: decida logo se realmente vale a pena guardar e se sim, organize no local ou pasta mais apropriada para poder consultar rapidamente sempre que precisar.


Para além de ficar realmente com o que é essencial para si, que faz sentido e utiliza, terá as suas informações organizadas, com acesso fácil, rápido e prático, não perdendo mais tempo à procura de algo que sabe que tem e será ainda mais eficiente no dia a dia, seja em casa ou no trabalho.


Precisa de ajuda para organizar a sua vida digital? Contate-nos!


(Veja sobre o nosso serviço Express - Ambiente Digital)