Como ter a cozinha organizada - passo a passo




Há cozinhas e cozinhas... De todos os tamanhos, pequenas, espaçosas, open space. Há quem todos os dias coma sozinha, há quem goste de organizar jantares com amigos e familiares. Não importa qual o tipo de cozinha é o seu, mas será sempre o coração da casa.


Assim como o nosso coração que trabalha a toda a hora e não pode falhar, também precisamos de cuidar da nossa cozinha diariamente, com muito carinho e atenção para termos uma casa arrumada e tranquila.


5 Dicas para manter a cozinha arrumada


1. Menos é mais

Olhe para a sua cozinha e avalie tudo o que tem, dos alimentos até aos eletrodomésticos, utensílios de cozinha, panelas, copos, canecas, pratos. Pense no seu dia a dia, nas suas rotinas, no que usa. Na maioria das vezes a desordem e o caos tem origem na quantidade de coisas que temos e guardamos;


2. Fique só com o que realmente usa!

Depois de tudo mapeado, vamos ao descarte. Verifique a validade dos alimentos e se tem utensílios de cozinha em mau estado, como panelas sem cabo, copos e pratos lascados;


3. Categorize!

Já sabe o que fica, chegou a hora de separar por categorias e avaliar o espaço disponível para começar a organizar;


4. Tenha um espaço definido para tudo!

Organizar as coisas por tipo de utilização é a melhor forma de manter arrumado, pois é assim que as vamos procurar. Por exemplo: tudo o que for de uso diário deixe mais visível e com fácil acesso. Já o que não usa com regularidade guarde nos armários e prateleiras menos acessíveis;


5. E como manter?

Aqui o segredo é manter uma organização que seja prática e respeite o dia a dia e as rotinas da sua família. Uma boa dica é manter a bancada ou mesa de apoio sempre livres. Deixar apenas na bancada o que usa diariamente, como por ex. a máquina do café ou outros pequenos eletrodomésticos que mais utiliza. Tudo deve ter a sua casinha, portanto se tirou, tem que devolver para o mesmo lugar. Também é muito importante envolver toda a família na organização da cozinha.

Com estas dicas esperamos que consiga manter a sua cozinha arrumada, sobrando mais tempo para apreciar a magia dos cheiros e sabores que a sua cozinha e família merecem.


Se precisar da nossa ajuda, temos o Serviço Express – Cozinha, desenhado especialmente para a ajudar a ter uma cozinha mais prática e funcional e tornar o seu dia a dia mais simples.