Por uma vida mais simples e sem tralha

10 questões para ajudar a destralhar



Na correria do dia a dia é fácil cairmos no consumismo com o intuito de obtermos soluções rápidas que acabam por deixar as nossas casas com uma acumulação de coisas, trazendo muitas vezes desordem e até baixa autoestima. Se pararmos para pensar, grande parte dessas coisas são apenas usadas uma vez ou nem isso e postas de lado quase de imediato. Isto acaba por exigir depois um maior esforço e disponibilidade para arrumar e organizar o que na verdade se denomina por “tralha”.


Os nossos armários e móveis têm limites e não é possível organizar tralha! Se é uma coisa que não usamos ou sem utilidade, para quê continuar a guardar? Liberte-se desse peso, desse espaço, desses “conceitos” impostos pela sociedade de consumo em que estamos inseridos. Afinal não é isso que nos traz tranquilidade nem felicidade! Deixemos de focar no ter e passamos a focar no ser.


Cada vez mais a nossa casa é nosso refúgio e para tal precisamos de nos sentir bem e estarmos felizes nela.

Quando isso não acontece é sinal de que algo não está bem e muitas vezes essa é a hora de pararmos e percebermos o que está à nossa volta e iniciarmos o que chamamos de "destralhe''.


Aquele momento em que avaliamos o que queremos manter connosco, que decidimos as coisas que são úteis, que usamos com regularidade, que nos fazem felizes ou precisamos mesmo de ter, como por exemplo alguns documentos importantes.


Porém, destralhar não é um ato fácil, exige tempo da nossa parte, empenho e dedicação. Recomendamos que comece realmente quando estiver preparada, quando se sentir com energia e vontade para se livrar daquelas coisas que apenas ocupam espaço e roubam o seu tempo.


10 questões a fazer a si mesma ao pegar num item


1. eu usei isto no último ano?

2. isto ainda tem utilidade, ainda me serve?

3. está ainda em boas condições?

4. faz-me sentir bem? Favorece-me? Faz-me feliz?

5. tenho outros itens idênticos a este?

6. compraria isto hoje?

7. posso dar outra utilidade ou oferecer a quem precise?

8. vale mesmo a pena ocupar o espaço com algo que não uso?

9. se descartar este item, vou sentir falta?

10. preciso manter por questões legais?


Percorra as divisões da sua casa, não se julgue se nunca usou o item em questão, pense no agora e nas vantagens para si e para a sua casa.


Uma casa organizada ajuda-nos a equilibrar as nossas emoções, a ter um ambiente leve e tranquilo.


Se precisa de ajuda, contate-nos!


(Veja sobre o nosso serviço Express Detox)